segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Rumos do Sul 18 - Centro Histórico Rio Grande

Antes da hora da janta, passeio pelas praças Xavier Ferreira e Tamandaré no centro de Rio Grande.

Ao fundo, biblioteca pública.

Chafariz da Pç. Xavier Ferreira

Monumento em homenagem ao Brigadeiro José da Silva Paes, fundador da cidade de Rio Grande que deu nome ao Grupo Escoteiro Silva Paes, onde ficamos hospedados.
  
Catedral de São Pedro

Monumento ao general Bento Gonçalves
Em 14 de julho de 1891, na cidade de Porto Alegre, foi publicada a Lei Governamental . Que se propunha, com o consentimento da família, a doar os preciosos despojos do General Bento Gonçalves da Silva, ao município que erguesse, um monumento à altura do glorioso General e seus companheiros. Rio Grande Ergueu.
                Nesta escultura, Teixeira Lopes, soube imprimir o cunho indelével do gênio aliado dos recursos da arte. O pedestal é de cantaria clara, e cujo agenciamento dos blocos denota logo a expressão de um talento superior. Desde os dois leões em combate que representam a luta entre irmãos, onde não houve vencedores nem vencidos, até a figura imponente do caudilho famoso, empunhando o pavilhão tricolor da República de Piratini, tudo constitui um primor de escultura, fundida em bronze como não há superior. (Fonte: http://www.riograndeemfotos.fot.br/trad03.html)


Nenhum comentário:

Postar um comentário