domingo, 6 de junho de 2010

Fogo de Conselho

Entendendo o que é o Fogo de Conselho...

O Fogo de Conselho, como muitas das atividades que caracterizam a mística e ambientação do Programa Escoteiro, tem sua origem nas observações do Fundador  sobre os costumes, valores e tradições culturais dos muitos povos que conheceu durante suas viagens.

Os nativos da Ásia, os selvagens africanos, os peles-vermelhas da América e mesmo os colonizadores brancos, reuniam-se em torno de fogueiras, que com sua luz e calor espantava as trevas, o frio e os animais selvagens. Era um momento em que todos se encontravam para conversar, cantar, contar estórias ou para planejar caçadas, a paz ou a guerra.

As fogueiras ao ar livre já existiam muito antes do fundador ter imaginado o Escotismo. Seus efeitos mágicos e práticos acompanham o homem desde a sua origem até hoje. Essa origem se perde no tempo, remontando desde os tempos mais remotos, quando o homem dormia ao ar livre. O fogo era utilizado para afastar animais ferozes e também como local de reunião dos grupos familiares, aquecendo, iluminando e alimentando. Pois, era sobre ele que os alimentos eram preparados e ao seu redor, eram consumidos. O fogo já era um símbolo da energia da vida, da luta pela sobrevivência.

Baden Powell, ao criar o Fogo de Conselho se inspirou em rituais semelhantes. Os índios americanos faziam reuniões em torno das fogueiras, para comentar seus feitos do dia, suas aventuras e suas preocupações. Era ali, que eram tomadas as grandes decisões. Já na África, aparecia a figura do "contador de histórias", o homem que sabia de cor toda a história da tribo e era o guardião de todas as tradições. Era ele quem, nas horas importantes, relembrava os exemplos mais adequados.

Muitas vezes dessas reuniões em torno do fogo, constituíam-se em solenidades, quando se aproveitava a ocasião para levar a efeitos cerimônias ou reuniões de conselhos, onde eram discutidos os problemas da comunidade ou reverenciados seus deuses.

Para o Escotismo o Fogo de Conselho é uma reunião noturna, em que todos se reúnem para se divertir, cantar, representar peças ligeiras, danças folclóricas, refletir ou aprender algo novo, iluminados pela luz de uma fogueira.

Essa atividade é uma forma de restabelecer o equilíbrio, após a excitação provocada por um dia cheio de empreendimentos mais ou menos esgotantes. É uma reunião parar rir, cantar, jogar alegremente em ambiente fraterno.

 Fonte: http://www.caoquira.com.br/mapasite.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário